A Instituição
A nossa história
A Misericórdia de Cucujães nasceu em 1937 do esforço estoico e persistente de um punhado de bravos e caritativos cucujanenses preocupados com as questões sociais, admiravelmente solidários com as notórias e numerosas situações de evidente carência económica.
O Brasão: Descrição da Heráldica
O Brasão é composto por um escudo: no seu interior à esquerda um escudo de negro, leão de prata segurando nas mãos um báculo de ouro;em chefe um escudete de Portugal antigo; ao centro a imagem da caridade, de manto azul, protetora dos mais desfavorecidos, simbolizados por duas crianças ao colo, a ela pegada; à esquerda as armas de Portugal, com cinco escudetes de azul postos em cruz, carregados de cinco besantes de prata, bordadura de vermelho com sete castelos de ouro que assenta numa esfera armilar, que representa a universidade das Misericórdias.
Listel de branco com letras a vermelho com a designação de: MISERICÓRDIA DA VILA DE CUCUJÃES, finalizando com a frase CHARITAS.
O Hino da Misericórdia
Podes não saber falar
Podes não saber andar
Nesta escola isso te vão ensinar
Misericórdia, misericórdia, misericórdia
Aqui aprendes a rir
A brincar e a cantar
A somar, a dançar e a colorir
Misericórdia, misericórdia, misericórdia
Desde a creche ao ATL, passando pelo jardim
A alegria e a amizade que aqui temos não tem fim
É aqui que me sinto bem
É aqui que vou ser alguém
Nesta escola tudo aprendemos e é a brincar
Que todos crescemos
Nesta escola dão-nos carinho
E às vezes um castiguinho
É tão bom correr no recreio
Aprender na sala ou dar um passeio!
(Adaptado da música "Playback" de Carlos Paião, com letra de autoria de Ana Filipa Pinho)
A Mascote: Mise
O Mise nasceu em outubro de 2011, pela mão de Sandrina Madalena Matos Mota. Foi aceite pela Mesa Administrativa em 14 de novembro de 2011 e reconhecida pela Assembleia-Geral em 23 de março de 2012.